A fim de atender alunos em turmas de 2º a 4º ano do Ensino Fundamental da rede Municipal de Educação que não desenvolveram competências compatíveis com ano/série que estão frequentando, As OSLE desenvolvem o Reforço de Luz.

Reforço de Luz é um reforço escolar de alfabetização e desenvolvimento de raciocínio lógico-matemático para crianças que possuem defasagem nos processos de aprendizagem. Além do reforço intelectual, as crianças também recebem reforço psicológico e emocional, além de acompanhamento de saúde.

OBJETIVOS GERAIS

  1. Ampliar as possibilidades de aprendizagem das crianças de 2º a 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Educação, dando-lhes oportunidades de reforçar, aprofundar ou suprir carências de conteúdos de matérias dadas em suas respectivas Escolas, com um enfoque principal em leitura, escrita e raciocínio matemático. Melhorar o processo ensino aprendizagem;
  2. Fazer acompanhamento de saúde física e mental das crianças atendidas com a devida orientação e apoio no que tange essas áreas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Oferecer atividades pedagógicas, no contra turno, que irão propiciar aos alunos matriculados nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, a oportunidade de desenvolver as habilidades, que se encontram em defasagem, relativas à primeira fase do Ensino Fundamental;
  2. Desenvolver o trabalho por meio de atividades diferenciadas da sala de aula, elaboradas e planejadas para um melhor desempenho individual atendendo de forma efetiva quais dificuldades cada aluno apresenta e quais situações didáticas devem ser promovidas;
  3. Promover intensa interação, não só sujeito/objeto do conhecimento, como sujeito/sujeito (aluno e seus pares), bem como aprendizagens em grupos pequenos, em duplas ou individualmente;
  4. Desenvolver o interesse dos familiares das crianças atendidas por meio do incentivo ao acompanhamento escolar, bem como reuniões periódicas de avaliação do desempenho das crianças e de análise das situações familiares em que as crianças estão inseridas;
  5. Multiplicar valores morais, éticos e espirituais, cooperando com o desenvolvimento de cada aluno de maneira holística.
  6. Desenvolver a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

IMPACTOS

  1. Desenvolvimento integral do ser por meio do reforço intelectual e moral, além de possibilitar novas perspectivas às crianças em situação de risco.
  2. Promoção social das famílias por meio da integração das mesmas no processo de ensino-aprendizagem das crianças e pelo crescimento das mesmas com interferência direta em reuniões e ações específicas para cada situação.

Público Beneficiado

São beneficiados 40 (quarenta) alunos (divididos em duas turmas manhã/tarde) encaminhados para o Reforço de Luz que apresentam defasagens na aprendizagem (leitura, escrita, oralidade, raciocínio lógico-matemático, etc.), avaliados diagnosticamente pelas Escolas Municipais, as quais os mesmos estão matriculados, e pela equipe pedagógica da Obras Sociais Luz da Esperança, que estejam cursando do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental e que morem nas proximidades da sede da Obras Sociais Luz da Esperança.
Todas as famílias das crianças atendidas recebem acompanhamento de saúde física e psicossocial. Principalmente aquelas em que forem confirmadas alguma situação de risco em que porventura possam estar vivenciando.

Metodologia

O Reforço de Luz atende aos alunos de 2º ao 4º ano com dois períodos, ou seja, matutino e vespertino, com uma quantidade inicial de 20 (vinte) alunos por turma.
As aulas são às Segundas, Quartas e Sextas conforme a tabela a seguir com seus respectivos horários:

 

TURMA MATUTINA

 

Horários Segunda Quarta Sexta
7:30h – 9:00h Matemática Linguagem Tema Aplicado
9:00h – 9:30h Intervalo/Lanche
9:30h – 11:00h Linguagem Matemática Acompanhamento Saúde

 

TURMA VESPERTINA

 

Horários Segunda Quarta Sexta
13:30h – 15:00h Matemática Linguagem Tema Aplicado
15:00h – 15:30h Intervalo/Lanche
15:30h – 17:00h Linguagem Matemática Acompanhamento Saúde

 

O reforço é realizado no horário contrário da aula do aluno e se enquadra dentro da orientação de ampliação progressiva da jornada escolar.

Os instrutores do Reforço de Luz avaliam periodicamente os resultados de aprendizagem desses alunos em parceria com a coordenação pedagógica e o instrutor de sala de cada Escola dos respectivos alunos.

Neste Reforço Escolar, O Currículo é composto das seguintes disciplinas:

  • Ling. Port. (Linguagem – Leitura, Escrita e Interpretação)
  • Matemática. (Operações básicas e raciocínio lógico)
  • Tema Aplicado (História, Geografia, Ciências, Atualidade)
  • Na sexta-feira no último horário é feita uma orientação no campo da saúde, bem como acompanhamento individual com participação de estagiários de enfermagem, odontologia e psicologia das instituições parceiras da Obras Sociais Luz da Esperança.